sexta-feira, 22 de março de 2013

Leonia Oliveira no Salão Internacional do Livro de Genebra e na Feira Internacional do Livro de Turim


Escritora paranaense participa do Salão Internacional do Livro de Genebra e da Feira Internacional do Livro de Turim

Em maio, a escritora paranaense Leonia Oliveira participa de dois eventos internacionais de literatura, o 27º Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suíça, e a Feira Internacional do Livro de Turim, na Itália, onde fará o lançamento de duas obras inéditas: Trigo (poesias) e Astrolábio (song lyrics). Nos eventos, ela também expõe a 2ª edição de O Fio de Ariadne, composto por três peças teatrais, e a 2ª edição do Guia Prático do Pior Vendedor do Mundo, um bem humorado manual sobre o comportamento e as técnicas profissionais na área de vendas.

“Eu sempre sonhei em participar do salão de Genebra. Quando fui convidada, quase nem acreditei. Para mim, significa o reconhecimento do trabalho de uma vida inteira”, diz Leonia Oliveira, acrescentando, “quanto às expectativas, por enquanto a maior delas é estar lá, entre os melhores do mundo. O que virá a seguir eu não sei, muitas portas podem se abrir ou nada acontecer. A felicidade de lançar oficialmente dois livros, TRIGO e ASTROLÁBIO, no evento literário mais importante do mundo, para mim supera qualquer expectativa", afirma.
Sobre a participação na Feira Internacional do Livro de Turim, a escritora vê a oportunidade de ter suas obras negociadas no mercado editorial italiano e até, mundial. “Será a minha primeira investida literária em território italiano. Vou lançar uma obra no stand do Internacional Book Forum, TRIGO além de expor outras duas , O FIO DE ARIADNE e GUIA PRÁTICO DO PIOR VENDEDOR DO MUNDO, durante a Feira. Uma oportunidade para manter contatos com tradutores e agentes literários, bem como com produtores de cinema e de teatro”, explica.

Sobre a autora
Leonia Oliveira é uma pessoa multifacetada. Desde criança descobriu no mundo das artes a sua vocação maior. É escritora, compositora, contista, cantora, atriz, dramaturga, poetisa, diretora teatral, cenógrafa, iluminadora e inventora de modas.
 Além disto possui experiências em outras áreas: Formada na Universidade Federal do Paraná em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, e em Artes Cênicas, com habilitação em direção teatral, pela PUC Paraná e pós graduada em Gestão de Projetos pela FAE Bussines Scholl.

 Sobre os eventos internacionais de literatura
O Salão Internacional do Livro de Genebra é considerado o maior evento de literatura do mundo, frequentado pelos mais ilustres escritores e editores da atualidade, além de sucesso entre o público que aprecia o universo dos livros. Nesta edição, que acontece de 1 a 5 de maio, os organizadores estimam a participação de 100 mil visitantes, além de mais de 600 editores e 700 autores, da Suíça, França, Canadá, continente africano, Brasil, entre outros. Nesta edição, o stand Varal do Brasil terá mais de vinte autores brasileiros e portugueses, com a exposição de mais de cem títulos, a maioria em idioma Português, que serão autografados durante o evento.

A Feira Internacional do Livro de Turim também é um dos mais respeitados eventos literários da Europa. Nesta edição, a partir do dia 18 de maio, serão quatro pavilhões distribuídos em cerca de 50 mil metros quadrados, com 27 salas de eventos, reunindo mais de mil e quinhentas editoras. A expectativa dos organizadores é de que o evento conte com a presença de mais de trezentos mil visitantes, nos cinco dias da feira literária, que terá um stand do IBF – Internacional Book Forum, onde serão apresentadas obras da literatura brasileira. O IBF é um espaço dedicado à comercialização de direitos de tradução entre editores, agentes literários, scout e cineastas de todo o mundo, disponível exclusivamente aos editores participantes da Feira.

Verônica Macedo
Jornalista
veroniquemacedo@hotmail.com



Nenhum comentário: