segunda-feira, 3 de junho de 2013

POEMA FEITO PARA A EXPOSIÇÃO CORES E LETRAS A SER REALIZADA EM JUNHO NA ITÁLIA


Num salto pulo,
Um breve estalo.
Subo no muro,
Eis-me a cavalo.
 
Vou comandando
As minhas tropas
De caracóis e gaivotas.
 
Fadas-madrinhas e lantejoulas
Me colocam a bordo de uma nau de guerra:
Sou rei, leão, sou astronauta
E, embora nauta, sou muitas feras
E acendo com pedrinhas o meu canhão.
 
Depois, um pouco, um outro encanto
Sento no manto
De volta à selva
Traço táticas aos meus soldados
Um tanto alados, um tanto destros,
Vou desenhando minha aquarela
E explicando,como quem canta,
Como deve ser a manta
Que vestirei
Ao entrar triunfante, cavalo e barco,
Usando um arco e um gavião,
No país dos ogres e dos gigantes
E neste instante
Soa a gaitinha
Da minha vizinha
Que eu não lembrei,
De levar comigo
Na viagem inteira.
 
Ela abre a porteira,
Do cavalo caio,
Foje meu baio,
Foje minha tropa,
Vai-se embora a gaivota,
Eu acordo no escuro
Não estou no muro,
Não estou na cama,
Minha voz reclama:
Devo estar no sonho
De um outro infante
E daí por diante
- Que sonho medonho! -
Ele sobe num muro
De cavalo chama
E lá vai-se o futuro
A perder a cama.

leonia oliveira

Nenhum comentário: